pergunta da semana

Bia, meu cabelo está elástico e muito danificado. Tem jeito? Qual melhor produto pra usar nessa situação?

Olha, acho que um dos caso mais difíceis na área capilar em se tratando de danos é quando o cabelo fica elástico!

Primeiro precisamos saber porque o cabelo fica dessa forma. 99% das vezes é por causa de alguma química! Ou porque passou do tempo de ação e fragilizou demais a fibra (bem comum em descoloração), por incompatibilidade entre agentes (guanidina e tioglicolato por ex.) ou mesmo por o cabelo já estar danificado e ser submetido a um procedimento novo.

A verdade é que esse cabelo não aguentou e quaaaase se partiu, mesmo permanecendo na cabeça o fio está tão danificado que se desmancha pro qualquer coisa.

O maior cuidado que você deve ter é quando ele está molhado -cabelo elástico vira chiclete quando molha- e só pentear esse cabelo totalmente seco! Ele vai quebrar mesmo assim? Vai! Mas nem a metade do que quebraria/desmancharia se estivesse molhado.

Agora a pergunta que não quer calar: Tem jeito? Ele volta a ser como antes? Infelizmente 100% não... mas pode melhorar bastante!

 O que você pode -e deve- fazer é cuidar muito pra que ele adquira resistência e consequentemente consiga mantê-lo na sua cabeça sem precisar sair cortando o cabelo todo.

 

Vamos as dicas...

 

O que mais esse fio precisa é de queratina  e acidificante! A queratina é o cimento do cabelo por assim dizer. Ele perdeu grande parte dela é por isso ficou todo molengo. Só que como está muito danificado não é aconselhável fazer cauterização com chapinha, ou seja, reconstrução já!

Qual o produto mais indicado? Existem vários reconstrutores maravilhosos no mercado, mas se fosse o meu cabelo eu usaria a Penetraitt da Sebastian porque é uma das minhas favoritas e não gosto de economizar em se tratando de reconstrução, mas você pode escolher o produto que desejar desde que seja profissional. Aqui tem meus produtos favoritos.

Faça duas reconstruções semanais na primeira quinzena de tratamento (vá vendo a necessidade), sempre use o acidificante antes da reconstrução (veja tudo sobre acidificante aqui), evite fazer escova e fuja da chapinha. Se tiver que secar com secador a todo custo, não escove as partes elásticas estando molhadas, senão elas se partem! Modele o cabelo já seco com muito cuidado, mas saiba que é desaconselhável e vai quebrar os fios.

Caso precise de um tratamento bem acessível recomendo a cauterização, mas pule a parte da chapinha! O acidificante pode ser feito com vinagre, misturando algumas gotas de vinagre a um condicionador. Somente na porção que for usar na hora.

-----------

Veja mais perguntas da semana aqui.