Eu recebo muitos e-mails pedindo dicas básicas, coisas simples do que a gente deve fazer no dia dia pra cuidar dos cabelos. Por isso tive a ideia de incluir essas dicas aqui na pergunta da semana e aí quando alguém perguntar é só passar o link o/

-Oh glória!

Então hoje vamos falar sobre um assunto bem básico: como cuidar dos cabelos no dia a dia!

Isso é uma coisa muito relativa, que varia de cabelo pra cabelo, da rotina e gosto de cada uma mas como recebo muitas dúvidas vou tentar falar de um modo geral. São só dicas, em cabelo não existe verdade absoluta, já que cada um reage de uma forma, portanto não me tomem como a "entendida dos cabelos" é só pra ajudar quem está perdida mesmo, ok? Nada de bullyng comigo!

Vamos começar pela lavagem? Eu fiz um post bem completo aqui sobre a importância de lavar bem os fios e expliquei um pouco como lavar também, vale a pena dar uma lida.

Cabelo oleoso ou misto: O ideal é lavar todo dia ou dia sim dia não, com shampoo para cabelo oleoso. Se as pontas forem secas proteja-as com um pouco de condicionador ou óleo antes da lavagem pra evitar que se ressequem.

Cabelos Seco e ressecado: Bem, esse é meu tipo de cabelo e eu lavo duas vezes por semana. Tem gente que acha pouco, mas meu cabelo é seco da raiz as pontas e eu faço escova, ou seja, enquanto a escova ainda ta boa, a raiz não ficou oleosa eu ainda posso esperar. Se seu cabelo não fica oleoso rápido você pode fazer da mesma forma. Cabelo, seco se lavado demais, fica mais seco ainda!

*Se você tem cabelo cacheado e seco e costuma ter que molhar todo dia  só borrife água misturada com creme para pentear entre as lavagens. Umedeça os fios e modele com as mãos sem encharcar o cabelo. (coloque em um borrifador três partes de água para uma de creme)

Tratamento hidratante:  (condicionador ou máscara)

Cabelo oleoso ou misto: Um cabelo todo oleoso muitas vezes nem precisa de condicionador, ele já fica hidratado e macio só com shampoo. Muitas meninas reclamam que se usam condicionador o cabelo fica todo melecado e se não usam o cabelo fica áspero. Se esse for seu caso nunca passe o produto perto da raiz! Passe somente do meio pras pontas. Use um condicionador pro tipo de cabelo das suas pontas! Afinal é onde você vai passar o produto.
No caso do cabelo oleoso em todo comprimento uma hidratação quinzenal ou até mensal é suficiente.

No cabelo misto se as pontas estiverem muito secas e/ou danificadas use a dica pro cabelo seco abaixo e passe sempre longe da raiz, se o problema for só nas pontas, passe só nas pontas.

Cabelo seco ou ressecado: Aqui novamente entra a minha experiência! Eu não uso condicionador, como só lavo o cabelo duas vezes na semana já aproveito a lavagem pra fazer minha hidratação, ou seja, só uso máscaras de tratamento em toda lavagem. Isso é maravilhoso pro meu cabelo, mas se você é feliz usando condicionador é muito importante que pelo menos uma vez na semana você faça uma hidratação. Se tem dúvida sobre o condicionador ser necessário para selar as cutículas leia aqui.

Tratamento reconstrutor: A reconstrução só é necessária para cabelos danificados, que normalmente também estão secos. Então além de usar a dica de hidratação pro cabelo seco você vai precisar de uma máscara de reconstrução para usar a cada 15 dias! Se o cabelo estiver muito danificado, use uma vez por semana por cerca de um mês ou até o cabelo estar melhor.

Leave in/finalizador: Tem quem goste tem quem não goste... Se você faz escova é obrigatório usar um que seja termo protetor, nem que seja aquele em spray que é só uma aguinha.
Se não faz fica a seu gosto. Cabelo seco é sempre bom usar. Cabelo misto passe só nas pontas, e cabelo oleoso use um bem levinho e também só nas pontas.

Gostaram das dicas feijão com arroz?
*Pra completar o post pra quem não viu já falei da minha rotina capilar aqui.