image_thumb-25255B33-25255D

Plano de recuperação capilar é o nome que eu dei pra uma série de tratamentos combinados que faço sempre que meus fios estão muito danificados! E como nessa época a gente tem muita exposição aos sol, mar , cloro da piscina, etc, acho que vem bem a calhar, mas pode ser feito em qualquer época do ano, desde que o cabelo esteja muito danificado.

Ele é como um cronograma capilar, sabe? Vai ter hidratação, nutrição e reconstrução. No final do post eu falo sobre o acidificante e dou dicas de produtos para cada etapa. (caso tenha dificuldade para identificar as máscara aqui eu explico, e no fim do post vou dar algumas sugestões)

 

Ficaria mais ou menos assim assim: hidratação-reconstrução-nutrição-reconstrução  e volta do início.

 

1-Umectação + Reconstrução: 
Aplique um pouco de óleo 100% vegetal no seu cabelo sujo e seco, antes de dormir ou no mínimo 2 horas antes de lavar (óleo de coco ou azeite, por exemplo) do meio para as pontas. No dia seguinte lave seu cabelo com um shampoo que limpe bem os fios mas não seja muito agressivo, ou com um shampoo transparente. Depois do cabelo limpinho, tire o excesso de água com um toalha, e aplique um *acidificante deixando agir por 2-3 minutos e enxague. O uso do acidificante é opcional, mas ajuda muito! Por fim aplique a máscara reconstrutora massageando todo cabelo e deixe agir o tempo recomendado pelo fabricante.  Fique sem lavar o cabelo por pelo menos dois ou três dias e na lavagem seguinte já faça a segunda etapa do tratamento.

2-Nutrição:

Nessa etapa você vai usar máscaras a base de óleo pra tratar o ressecamento do cabelo. Use da mesma forma das outras máscaras, lavando bem com shampoo, retirando o excesso de água com a toalha e deixando agir pelo tempo recomendado pelo fabricante. Fique sem lavar o cabelo por mais dois dias e repita novamente a reconstrução que foi a primeira etapa do tratamento exatamente do mesmo jeito que expliquei acima. (mais 2 ou 3 dias sem lavar). A etapa da nutrição também pode ser substituída pela umectação! Se não sabe como fazer já ensinei aqui, é feita com óleo 100% vegetal ou até mesmo azeite. 

3-Hidratação: 

Novamente lave seu cabelo com shampoo  duas vezes, tire o excesso de água com um toalha, aplique a máscara massageando todo cabelo e deixe agir o tempo recomendado pelo fabricante. Fique sem lavar o cabelo por pelo menos dois dias e na próxima vez que lavar repita novamente a reconstrução pra finalizar o tratamento.

 

E pronto! Você já fez seu plano de recuperação capilar e com certeza seus fios estarão bem melhores 🙂 Mesmo assim se você começou com o cabelo muito danificado e até mesmo elástico minha sugestão é que volte do início e faça tudo novamente.

*Acidificante! Serve para selar as cutículas, regular o PH e reter o tratamento nos fios. O meu preferido é esse que fiz resenha aqui, mas caso você não possa adquirir pode fazer seu acidificante caseiro com uma colher de vinagre e duas de condicionador comum (não é a mesma coisa, mas ajuda!) . O acidificante pode ser aplicado antes da máscara, depois dela ou até mesmo antes e depois. Cada protocolo de tratamento usa de uma forma. Experimente e comprove!

Se você não faz ideia das máscara que vai usar vou dar umas dicas Alegre
(os links direcionam para as resenhas dos produtos)

Hidratação: Wella Brilliance
Nutrição: Joico Mouisture Recovery ou Force Relax Loreal
Reconstrução: Sebastian Penetraitt ou Repair Rescue Swcharzkopf.