Categorias: off-topic Por Bia Munstein

Meu nome é Beatriz e eu tenho medo de dirigir!

Hoje vou fazer o blog de diário virtual só um pouquinho, espero que ninguém se incomode! hehe Vou falar sobre medo de dirigir e contar um pouco da minha história…

Que medo é esse? Acredito que esse  medo da direção atinja principalmente as mulheres. A gente se sente insegura, despreparada e as vezes até mesmo incapaz de realizar uma função que é ao mesmo tempo simples e tão assustadora. Digo assustadora porque pra quem tem medo o carro passa de um objeto inanimado a um bicho que você precisa controlar e não consegue. Aí você passa sentir medo do carro… Um medo que te deixa fora de controle a ponto das mãos suarem e o coração disparar. Mas é só um carro, certo? Só que por trás dele tem toda nossa insegurança e o medo de fracassar e decepcionar as pessoas, e o pior, decepcionar a nós mesmas.

Isso sem mencionar o fato de sempre que vemos uma pessoa compatível conosco (idade parecida por exemplo), nos perguntamos porque nós não? Porque não conseguimos se elas conseguem? O que há de tão errado conosco?

Medo de dirigir é uma coisa complexa…

Bom, mas minha história é a seguinte: tenho carteira de habilitação há nada menos que 5 anos e não dirijo. Me encho de satisfação de ter acertado todas as questões da prova teórica e passado de primeira no exame prático -embora tenha ficado bem nervosa- mas percebo que de nada adianta se não acho forças pra sair com o carro. Só de pensar em dirigir meu coração acelera, é uma coisa inexplicável. Se o carro morre, meu Deus, as pernas não respondem, tremo de cima a baixo e o estresse e a pressão são realmente insuportáveis.

Sinto uma falta imensa dessa liberdade que dirigir  me daria, mas o medo vem me vencendo há 5 anos. Já voltei pra auto escola, fiz mais de 10 aulas “avulsas” e por mais que o instrutor me diga que estou preparada só dirijo na confiança dos pedais que estão com ele. Meu marido já saiu diversas vezes comigo pra treinar e até agora tudo tem se mostrado inútil. Eu sinto medo, fracasso, revolta, e não gosto de me sentir assim por isso desisto todas as vezes. Morar em cidade grande piora tudo porque além do medo da direção em si tem o trânsito, as outras dezenas de carros, pedestres, vaga pra estacionar e tudo mais… (tanto que dirijo na estrada que é uma beleza haha só pra frente)

livro aprendendo a dirigir

Mas porque resolvi escrever esse post? Pra não me sentir sozinha nessa luta e ouvir os depoimentos de vocês, quem sabe alguém que passou pelo mesmo me diga como conseguiu vencer ou até mesmo quem está passando nesse momento e veja que não estamos sozinhas.

Comprei esse livro da foto que me pareceu bastante interessante com dicas e exercícios práticos e até agora não li nem uma linha (normalmente leio um livro de cabo a rabo rapidamente) então meu primeiro compromisso comigo mesma após esse post será ler ao menos um capítulo e tentar dar um passo de cada vez.

Não dirigir é um assunto muito difícil pra mim e acho que só me sentirei bem o dia que conseguir sair por aí sozinha, no meu carro.

Mais alguém comigo?

—————-

EDITADO: já li a metade do livro e a primeira coisa que preciso dizer é que ele não ajuda com o medo de direção! Falo isso porque como o post trata do meu medo vocês podem achar que ele ajuda nessa parte, como eu também achei! Mas na verdade não vi essa promessa no livro e ele realmente não tem nada de “ajuda psicológica” são apenas dicas para aprender dirigir mesmo. E sem querer ofender, nem muito menos menosprezar o trabalho da autora, mas algumas partes me deixaram com ainda mais medo do que quando comecei a ler. Medos que eu não tinha e com ele passei a ter por conta de alguns relatos que aparecem no livro.

——————

 



Artigos Relacionados

Alana

16 de agosto de 2013 - 9:07

Compartinho desse medo também, é uma mistura de sentimentos muito grande .

Alana

16 de agosto de 2013 - 9:06

Compartinho desse medo também, é uma mistura de sentimentos muito grande .
Tirei minha carteira de motorista e depois de uns meses me vi obrigada a dirigir por conta do serviço e como você disse minhas mãos também tremiam ficava muito estressada, aos poucos aquele medo até exagerado passou tenho muito receio de dirigir até hoje fujo dessa situação. Cada dia que tenho que enfrentar o transito é uma vitoria para mim espero que um dia consiga ser dependente e poder sair por ai sem medo e sem ninguém para me acompanhar…^_^

Bia-Eu vou de Rosa

16 de agosto de 2013 - 13:51

torço por vc amore
Beijos <3

mayrahhh

16 de agosto de 2013 - 9:05

Passei por isso e hoje digo que se eu consegui todo mundo consegue 🙂
Morria de medo, tremia só de pensar e tudo isso aí que você tá falando. Dirigir na estrada? Ate hoje não gosto (e dirijo há mais de 5 anos).
Lia bastante a respeito, pensei em fazer aulas nas escolas especiais para motoristas habilitados que tem medo, mas acabei não fazendo e o que me fez mesmo perder o medo foi quando comprei o meu carro, velhinho e era MEU. Logo nas primeiras vezes que saí sozinha na hora de estacionar bati. Dane-se, tinha seguro, paguei e pronto!
Pra mim, foi essencial ter o meu carro e começar a sair sozinha. O carro morria, mas não tem outro jeito de pegar pratica, só assim mesmo!
Encarar o medo!! Não ha outra alternativa, respirar fundo e encarar. Depois você se sentirá orgulhosa de você mesma.
Um site que eu acessava e me ajudava: http://ajudaemocional.tripod.com/id13.html
Bjosss

Bia-Eu vou de Rosa

16 de agosto de 2013 - 13:50

eu tbm vivo pesquisando na net, mas bom saber que conseguiu =D tomara eu conseguir tbm…
Beijos <3

Scheyla

16 de agosto de 2013 - 8:59

Estou contigo, exatamento na mesma situação 🙁

lilian

16 de agosto de 2013 - 10:32

eu tbem ate dirijo de vez enquanto mas saiu com medo, e volto melhor e depois fico meses sem ir de novo

Bia-Eu vou de Rosa

16 de agosto de 2013 - 13:50

parece até que fui eu que disse isso rs faço o mesmo
Beijos <3

Cristina

16 de agosto de 2013 - 8:44

Oi Bia!
Pode ter certeza que vc não está sozinha nessa. Tenho carteira a 10 anos e também não dirijo..morro de vergonha porque todo mundo faz parecer fácil, só eu parecendo um E.T rsrs
mas estou "iniciando" com pequenos trajetos perto de casa para tentar reabilitar a confiança..
boa sorte pra nós
abçs
Cris

Bia-Eu vou de Rosa

16 de agosto de 2013 - 13:49

acho que é a melhor forma mesmo né flor, começar por perto 🙂
Beijos <3

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"