Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Touca térmica é equipamento capilar do tempo da vovó mas por incrível que pareça ainda é muito usada nos dias de hoje.

No evento da Senscience mesmo o responsável técnico da marca usou no meu cabelo. E eu perguntei o porque, claro. Imaginei se um profissional do gabarito dele estava usando é porque alguma vantagem deveria ter…

Nesse post vou contar pra vocês a explicação que ele me deu e vou também falar o que eu acho da tão amada, temida e as vezes odiada touca térmica.

O que é e pra que serve: touca térmica é um equipamento criado pra aquecer o cabelo e também o produto que está sendo usado no tratamento e dessa forma potencializar seu efeito. É sabido que o calor abre ligeiramente as cutículas fazendo as máscaras penetrarem melhor.

Acontece que com o passar dos anos, talvez décadas?, os profissionais mais antenados e estudiosos de cabelo acabaram por achar que aquele aquecimento “seco” era quase como se cozinhasse o cabelo, fazendo com que a água do interior do fio evaporasse e a longo prazo o uso da touca térmica não poderia fazer bem. Nasceram então os vaporizadores, que aquecem o calor através do vapor quente, tendo mesmo efeito de aquecimento sem desidratar o cabelo.

Eu sou contra o uso indiscriminado da touca térmica pra hidratação semanal, não acho que seja legal ficar cozinhando o cabelo e quando perguntei pro Gustavo se usar a touca térmica não fazia mais mal do que bem ele me explicou que colocava uma touca plástica por baixo (como podem ver no vídeo do evento) e com isso impedia a desidratação do fio.

Resumindo a ópera se você tem o equipamento em casa e faz questão deu usar, use com a touca plástica por baixo, deixe ligada na tomada somente até o equipamento esquentar (uns 3 minutos) e o restante do tempo de ação do produto deixe desligado.

Pra quem não tem a touca ou simplesmente não gosta, como eu, a dica que eu dou é deixar a máscara agindo enquanto você toma seu banho, o vapor que forma da água quente funciona igual o vaporizador do cabeleireiro e também faz o produto penetrar melhor no fio. Fica a dica!

 

*Para ver outras respostas as perguntas da semana clique aqui.

 



Artigos Relacionados

Luciana Barbosa

26 de novembro de 2014 - 19:24

Eu uso aquela touca normal ou de a de bolinha(fora do banho),será que resseca??? Bjo Bia

Halanna

26 de novembro de 2014 - 10:26

Oiii Bia! Bom saber kkkkk compartilho da mesma opinião sobre a touca térmica, nunca gostei muito… uso sempre essa dica de deixar a máscara agir no banho e 1x na semana deixo mais tempo, mas não boto toca nem nada 🙂

Patricia

26 de novembro de 2014 - 10:09

Adorei o post, Bia.
Também não gosto de touca térmica, faço como você, no banho ou uso aquela touca que tem bolinhas de isopor (aquece um pouquinho, eu gosto).
Bia, quero sugerir um post: Como usar o difusor para secar o cabelo.
Bjs e mais uma vez, parabéns pelo seu blog.

juliana

26 de novembro de 2014 - 10:02

Eu uso exatamente assim… Ligada por 3 minutos com uma touca grossa de plástico por baixo… Não abro mão da minha… Pra mim, que tenho os fios muito grossos e secos, os resultados com ela são indiscutivelmente melhores….

Tatianna

26 de novembro de 2014 - 9:54

Bia, bom dia! Espero que esteja curtindo sua viagem. Quanto ao post acho que é isso mesmo. Antes tínhamos cremes que precisavam de no mínimo 20 minutos no cabelo para fazer efeito, então a touca ajudava a potencializar o resultado e reduzir o tempo de "castigo" hehehe. Hoje a maioria das melhores máscaras pedem de 3 a 6 minutos, e se deixarmos mais podemos perder o efeito. Então a não ser que na embalagem do produto tenha essa sugestão acho-a desnecessária. Equipamento de salão já é outra coisa e nem se compara a touca caseira.

Beijos e compra um lápis que tem uma galinha na ponta…é a coisa mais linda! 🙂

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"