Como fazer uma bancada/ escrivaninha branca de MDF

Oi meninas!

Escrevo esse post muito empolgada por dividir com vocês esse projeto que consegui executar em casa e ter um resultado perfeito!

Ainda sobre a reforma do home office uma das coisas que eu desejava era uma mesa/bancada nova pra usar de escrivaninha e também pra me maquiar e fazer as fotos e vídeos pro blog. Eu precisava de uma mesa bem grande, com 1,70 no mínimo, pra caber tudo que eu queria e ter espaço pra trabalhar.

Comecei minha busca e além de ver que seria muito difícil achar esse medida o material era sempre de má qualidade (mdp= compensado!) e o custo alto. Ou seja, pagando caro por porcaria. A mesa no tamanho e no material que eu queria, um MDF bem grosso, sairia por cerca de 1200 reais em lojas especializadas aqui de Petrópolis. Tive a idéia de eu mesma fazer o móvel e conversando com um tio querido, que já trabalhou como marceneiro, ele me deu a dica de onde eu poderia encontrar o MDF branco dupla face e lá fui eu com meu projeto no papel encomendar minha placa de MDF 18mm. (comprei na Flacon Compensados, em Itaipava)

E assim começa a história da minha bancada nova!

Vou deixar aqui o passo a passo de toda montagem e também as dicas que considerei importantes para executar o projeto.

IMG_7604Meu MDF já cortado, na foto coloquei as medidas de cada parte pra vocês se inspirarem

A placa de MDF 18mm custou 160 reais e eles cortaram meu projeto nas medidas que eu indiquei por mais 40 reais. Um lugar que venda e também faça o corte é primordial! Ah uma placa da pra fazer duas bancadas dessa.

Então aqui vai a primeira dica: já saia de casa com tudo no papel! Faça seu projeto e calcule as medidas exatas de cada parte para levar na loja.

Para montar essa bancada eu usei:

  • MDF 18mm dupla face já cortado nas medidas do projeto
  • Fita de borda para acabamento
  • Cola de contato para colar a fita
  • Furadeira para fazer as marcações
  • Parafusadeira (opcional)
  • Material para montagem (borboletas e parafusos)
  • espátula afiada para fazer acabamento da fita
  • marido para usar todas as ferramentas (haha)

IMG_7606

Aqui são os materiais da montagem. Eu comprei cavilhas -que são esses toquinhos de madeira- mas não usei. É muito difícil fazer os furos delas certinhos sem ter um gabarito. Na verdade só usei as borboletas e os parafusos e ficou MEGA firme.

Sobre a furadeira e a parafusadeira elas facilitam imensamente a vida! Todo parafuso que a gente ia colocar furávamos primeiro com uma broca bem fininha e depois só colocávamos o parafuso com ajuda da  parafusadeira, sem precisar fazer força nem correr o risco do parafuso entrar torto. A furadeira com uma broca bem fina é o mais importante, parafusar pode ser com a chave de fenda.

IMG_7609

Antes de começar a montagem vem a parte chatinha de colar a fita de borda, SOMENTE nas partes que vão ficar aparentes. Onde as peças vão se encontrar não precisa. Pra colar e fita você aplica a cola de contato tanto na fita quanto no MDF, espera secar e só então une as partes. Cola na hora. A fita de borda é sempre vendida maior do que a espessura do MDF, e aí você precisa fazer o acabamento. Pra isso eu usei uma espátula, com a ponta afiada (afiei no amolador de faca) como mostro na montagem. É bem fácil, só deixar a cola secar bem. Eu particularmente acho que comprando a fita na mesma espessura do MDF me pouparia muito tempo, mas todo marceneiro faz assim porque dizem que dá um acabamento melhor. (ah! coloque fita por baixo das laterais da mesa também, vai ser o pé do móvel)

IMG_7614

Ufa! Finalmente vamos para a montagem que foi bem fácil. Começamos unindo as laterais com o suporte do fundo, que serve pra mesa ficar bem firme. Nesse dia eu coloquei esse suporte do fundo mais pra baixo, assim como mostra a foto, mas depois subi pra deixar ele encostado no tampo, porque evita da mesa envergar no meio com o tempo!

Esteja atenta as medidas! O tamanho desse suporte deve ser o tamanho do topo, menos a espessura das duas "pernas" da mesa.  (o meu ficou com 1,66). Nós unimos com parafusos, furando primeiro com a parafusadeira (desenhe onde a peça vai ficar, marque os buracos do parafuso e só então fure).

IMG_7618

Depois partimos para o tampo da mesa, que foi preso com duas borboletas por baixo, em cada junção com as laterais (4 borboletas no total). Ficou super firme! (lembrando que até aqui nós marcamos os furos das borboletas com a furadeira, só marcando mesmo para o parafuso entrar certinho). Como a mesa era bem grande coloquei esse "toquinho" no meio pra não dar barriga. (veja no tópico acima que mudei isso logo depois).

IMG_7622

Pra finalizar o acabamento da frente foi fixado também com as borboletas (3). Como podem notar ainda falta colocar esse mesmo acabamento nas laterais, só que eu cometi um erro com a medição e precisei pedir meu tio pra cortar pra ficar a medida certa, que seria 71,5. Assim que ele me devolver eu coloco.

Mas achei já está bonita assim mesmo. rs

Como fazer uma bancada/ escrivaninha branca de MDF Como fazer uma bancada/ escrivaninha branca de MDF

Gostaram? Foi muito gostoso fazer a bancada e nem um pouco estressante. A dica primordial é acertar nas medidas e marcar os furos antes de parafusar. Pedir ajuda do marido também é muito importante! hehe

Demoramos cerca de quatro horas para fitar e montar o móvel.

O custo total foi de 250 reais e com isso economizei quase 1000! Agora preciso de um gaveteiro 🙂

*Para ver o que já foi feito na reforma do Home Office clique aqui.