Muitas meninas chegam aqui no blog pela primeira vez e não fazem ideia do que estou falando quando me refiro a reconstrução, nutrição e hidratação. Imagino a cara delas pensando: “como, que, quando?”

Então resolvi fazer esse post esclarecendo de uma vez por todas o que é, pra que serve e como se faz as tão faladas hidratações, nutrições e reconstruções (também conhecido como cronograma capilar)!

(lembrando que já fiz um post aqui ajudando identificar se uma máscara é hidratante, nutritiva ou reconstrutora)

 

Vamos aprender?

hidratacao nutricao reconstrcao

Reconstrução:

Tratamento imprescindível para cabelos danificados, muito danificados e para quem faz química, pois ajuda repor tudo que o cabelo perdeu no processo (massa, queratina, proteínas, etc). Como o nome diz são produtos reconstrutores e costumam conter algum tipo de queratina na fórmula. Cauterização também é uma forma de reconstrução, mas não confunda “selagem” e “botox”, que na maioria das vezes são escovas progressivas, com tratamento. (embora haja realmente botox capilar somente de tratamento, mas se certifique bem que ele não alise)

A máscara reconstrutora é facilmente identificada no nome, vem escrito deep repair, repair, reparação, reconstrução, etc. Pode-se observar também os ingredientes e a descrição do produto que ajudam muito.

A reconstrução deve ser feita de acordo com a necessidade do cabelo, mas gosto sempre de intercalar seu uso com uma hidratante ou nutritiva pra não deixar o cabelo áspero. Exemplo: lavo duas vezes na semana, em uma lavagem faço reconstrução na outra faço nutrição. Isso quando retoco as luzes/química porque o cabelo esta muito danificado, depois começo usar somente a cada 15 dias. Minhas preferidas estão aqui e aqui você confere as resenhas de máscaras de reconstrução que já fiz.

—————————————–

Nutrição:

São máscaras a base de óleos 100% vegetais (naturais). Algum óleo é a estrela dessa máscara e provavelmente vai estar logo no rótulo ou no início dos ingredientes. Pode ser manteiga de karité ou tutano de boi também. Devolve os lipídios para cabelos ressecados e muito ressecados. Tem máscaras a base de óleo de oliva, óleo de côco, argan etc… São mais “pesadas” e fortes do que as de hidratação. A nutrição também pode ser substituída por umectação que já ensinei aqui como faz. A frequência de uso também depende do estado do cabelo. Cabelos muito ressecados até duas vezes na semana, cabelos secos uma vez por semana. Aqui você confere as resenhas de máscaras de nutrição que já fiz.

—————————————–

Hidratação:

É um tratamento que serve para repor a água perdida dos fios. Normalmente são produtos mais básicos, que todo cabelo pode usar, indicados especialmente para cabelos secos, mas os normais também podem se beneficiar. Hidratação é uma coisa que todo cabelo deve fazer! Os produtos contém óleos (em menor quantidade que as nutritivas) vitaminas, d-pantenol, aloe vera, etc. A hidratação é pra quem está com cabelos secos, sem brilho, sedosidade, etc! Aqui você confere as resenhas de máscaras de hidratação que já fiz.

Eu indico que você tenha pelo menos uma de cada categoria! Aí você pode montar seu cronograma capilar, intercalando o uso delas. Se seu cabelo está muito danificado indico que faça o uso delas como ensinei aqui no Plano intensivo de recuperação capilar.

 

Esse post pertence ao uma série de post chamados “pergunta da semana” que faço há anos e com certeza já respondi quase tudo sobre cabelos através dele! Vale a pena conferir as outras clicando aqui.

 

Gostaram? Espero que dê pra tirar as dúvidas de muita gente 🙂

 



Artigos Relacionados

Whattila Pessatto

19 de agosto de 2017 - 10:23

Oie Bia, sempre sigo o seu blog e adoro, sou loira igual vc, e segui as suas dicas e comprei a mascará reconstrutora Bonacure Repair Rescue Deep Nourishing, a nutritiva Barbary Fig Oil Miracle mascara Schwarzkopf e a hidratante Smooth perfect Swcharzkopf, ja chegaram mais me decepcionei com o tamainho delas hihi, principalmente com a Oil tão poquinho, mais se não me engano vc falo que rende bastante né? Queria te fazer uma pergunta qual a quantidade devo usar de cada uma? Obrigada! Bjs!

Bia Munstein

20 de agosto de 2017 - 19:39

Eu uso em média duas colheres de chá! Depende da quantidade de cabelo! Mas não linha colher de metal na máscara rrs

Lia

3 de Fevereiro de 2017 - 18:52

Olá, Bia! Adoro as suas resenhas!
Meu cabelo está bem rígido e quebradiço por excesso de queratina – usei de mais a sp luxe oil e a k-pak joico, e o leav-in da sensciense depois que fiz luzes.
Agora estou desesperada procurando máscaras de hidratação sem queratina.
Comprei no beauty bey a máscara moisture da Joico que você sempre elogia, mas ainda vai demorar para chegar e gostaria de mais outras outra para revesar para que o meu cabelo não quebre todinho antes de ela chegar.
Gostaria de ver quais máscaras você indicaria para hidratar o meu cabelo sem queratina?
Vi que a maioria das que você colocou no post tem queratina e fiquei com medo de usar
Estou usando o shampoo e condicionador wella enrich, a máscara oil miracle e o creme da revlon unique one, além de usar bastante óleo de coco.
Desde já, agradeço pela atenção.
Abraço

Bia Munstein

3 de Fevereiro de 2017 - 21:05

Tenta a tutano da bio extratus! 😉

LiliCruz

19 de novembro de 2015 - 10:52

So produtos mara e desejáveis…. bjs

Anônimo

18 de novembro de 2015 - 1:28

Oi Bia!!! Não entendi uma coisa: Em outras resenhas vc classificava a máscara da Joico como hidratação potente e aqui a classificou como nutritiva; já a óleo relax da loreal vc classificava como nutrição e aqui a classificou como hidratação. Houve erro de digitação na foto? Fiquei doida aquo com meus produtos… bjs

Bia Munstein

19 de novembro de 2015 - 10:42

flor eu já comentei aqui no blog que não faço muita distinção sobre máscara hidratante e nutritiva, até porque isso que coloco minhas preferidas das duas categorias juntas. Mas hoje, depois de usar as duas mil vezes rs, diria que a joico é nutritiva e a force hidratante.
bjos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"