Essa já é a segunda ou terceira vez que me aventuro em violeta genciana e confesso que nas primeiras vezes foi desastrosa a experiência!

Mas acabei descobrindo um modo de matizar sem manchar nem ressecar os fios e hoje vou ensinar pra vocês porque o resultado é muito bom e super barato!

A violeta genciana pra quem não sabe é um medicamento, vendido em farmácia e custa uns 2-3 reais apenas. Rende pelo menos umas 3 encarnações se você usar só pra matizar o cabelo, rs.

Vou começar te falando o que deu errado nas primeiras vezes que fiz e o que você não deve fazer se quiser fazer uma matização segura:

Nas primeiras vezes que fiz a matização com violeta genciana eu misturei algumas gotas num creme branco e apliquei no cabelo normalmente deixando agir poucos minutos. O cabelo ficou todo manchado e muito ressecado. Aqui podem ocorrer vários erros: muita quantidade de violeta, tempo de ação muito longo, aplicar mais em um lugar do que no outro, etc. Fiz post aqui na época (2011).

Agora dessa vez que deu certo:

Antes e depois

Depois com chapinha (pra ver melhor a cor)

Como a violeta age em SEGUNDOS não indico fazer diluído em creme, porque só o tempo de aplicação em uma mecha já é tempo demais, imagina aplicar no cabelo todo.

Como faz então?

Quem viu o vídeo de matização da peruca loira já sabe o  que estou falando: matizar com água! MUITA água, POUCA violeta. Assim que matizei a peruca, que é loiro claríssimo, não chumbou, nem manchou, nem ressecou, eu já fiquei me coçando pra fazer no meu cabelo.

Você vai pingar 2 GOTAS  de violeta genciana dentro de uma bacia bem grande e vai completar com água. Vou repetir que são APENAS 2 GOTAS! Qualquer gota a mais pode resultar num cabelo roxo. ENTENDIDO? rs E cabelo manchado de violeta demora semanas pra sair.

A bacia tem que ser grande porque você vai mergulhar seu cabelo -de cabeça pra baixo- dentro da bacia. Um balde também serve (talvez até melhor).

IMPORTANTE: mergulhar e tirar, mergulhar e tirar. Poucos segundos! E ir olhando se já esta bom. Eu mergulhei 3 vezes apenas! Na bacia tinha MUITA ÁGUA e apenas 2 GOTAS de violeta genciana.

DICA: O primeiro mergulho eu segurei o topo do cabelo, que é mais fino e matiza mais rápido, e mergulhei só a parte que sobrou. Depois soltei e mergulhei tudo. Não use mais de duas gotas achando que é pouco! Mergulhe mais vezes se achar que precisa de mais intensidade, só isso.

Enxague em água corrente imediatamente após o último mergulho. De preferência faça o "mergulho" na violeta com cabelo sujo e depois lave com shampoo e hidrate!

A diferença é incrível, né? Fotos feitas com 1 dia de diferença apenas. Nesse dia eu não quis lavar o cabelo com shampoo depois de enxaguar a violeta, mas indico que lave como falei acima.

 

Essa técnica foi ótima! Só dá errado se você não seguir as instruções mesmo (2 gotas, muita água! Última pra encerrar! rs é porque 90% das pessoas só lê o fim do post).

 

A cor ficou muito boa! Não vou parar de usar meus shampoos matizadores preferidos por isso, mas amei ter aprendido fazer certinho.

 

Todo mundo entendeu que são só duas gotas? kkkk